www.dragonsoft.com.br

Mundo Ecommerce

Mundo Ecommerce
02 dez 2010

A Irrelevância das Buscas nos E-commerces

A busca é hoje na internet a ferramenta mais utilizada largamente, logo, quem faz a melhor busca com certeza consegue concentrar o maior número de audiência. Vejamos o exemplo da Google, numa época em que todos continham sistema de buscas e já estava estabelecido, o que diferenciou a Google dos outros sistemas de buscas e a tornasse uma das maiores empresa de tecnologia do mundo, foi simplesmente a relevância de resultados, que até então não era utilizada por nenhuma empresa.

Essa lição nos mostra o quão importante é a busca e principalmente o resultado com relevância dessa busca para qualquer tipo de conteúdo que esteja na internet. Uma das coisas mais frustrantes da internet é procurar por algo e não receber o resultado condizente com o conteúdo procurado. Porque quando o resultado não é encontrado estamos dizendo que realmente não possuímos tal conteúdo, porém mostrar informações irrelevantes gera um desconforto ao usuário, porque ele irá verificar esse conteúdo e chegará à conclusão que a busca foi totalmente imprecisa e acabou por desperdiçar o tempo e principalmente a credibilidade da busca.

Se excluirmos os gigantes do e-commerce, praticamente cem por cento das lojas virtuais não utilizam motores de buscas. Por exemplo, se estivermos procurando por um teclado de computador, será natural digitarmos somente “teclado” na caixa de busca, porém a maioria dos resultados de lojas virtuais irá exibir “aparelho de telefone celular” como primeiro resultado, isso porque esses produtos são os mais visualizados e procurados num contexto geral e esse é só um exemplo dos mais simples. Garantir que seus consumidores consigam facilmente encontrar o que procura é um dos maiores facilitadores que sua loja deve investir, porque chegando ao produto procurado aumentasse consideravelmente a chance dessa venda se converter.

A utilização de motores de buscas irá fornecer a sua loja um grande diferencial que é conseguir exibir os resultados da busca ordenados pela relevância, e depois oferecer ao consumidor novas formas de ordenação, exemplo: preço, nome, destaque, etc. Existem algumas soluções no mercado que facilitam e são relativamente baratas no mercado, chamadas de Search DBIndex. Essas soluções criarão um facilitador muito útil para sua loja virtual, visto que auxiliarão de uma forma rápida e eficaz os seus consumidores na hora de encontrar aquilo que realmente ele está procurando.

Meu Ecommerce

Quem sou

Marcelo Goberto de Azevedo Marcelo Goberto Azevedo
Consultor E-commerce na DragonSoft Tecnologia, Analista, Empreendedor, Professor, Pai, Marido, Sonhador, Idealizador.

Busca

enviar

Patrocinador

Curiosidades < Variedades

Bodymetrics e o futuro do e-commerce de vestuários
Bodymetrics e o futuro do e-commerce de vestuários Pensando nisso, a inglesa Bodymetrics criou o scanner 3D para provador virtual. O produto, disponível apenas em duas lojas de Londres (Selfridges e New Look), analisa as curvas do corpo e disponibiliza milímetro a milímetro as medidas exatas...

...contine lendo

Livro Mundo Ecommerce

Livro Mundo E-commerce - Enxergando o mundo eletrônico dos negócios de forma inovadora

Próximo Assunto

© Mundo Ecommerce 2012. Todos os direitos reservados. Fale Conosco l RSS

Todos as marcas registradas e links externos são de responsabilidade dos seus respectivos proprietários Logotipo Mundo Ecommerce