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28 jun 2011

Dicas de Otimização para um Comércio Eletrônico

Arte de vender online vai além de simplesmente ter uma loja virtual.

Dicas de Otimização para um Comércio Eletrônico

Os compradores online são uma massa muito instável sobre as melhores condições para atrair e manter a sua atenção. Por isso é tão essencial estar sempre otimizando uma loja virtual para que sempre continue sendo atrativa e principalmente agradando e cativando os clientes. Essas dicas visam auxiliar um comércio eletrônico a aumentar a taxa de conversão de vendas finais, sendo elas:

Não seja lento - Quando uma página demora em carregar isso já começa a gerar desconforto nos clientes. Em um estudo recente, 100 milissegundos de tempo extra de carregamento da página podem chegar a custar 1% do potencial de vendas. Procure utilizar os elementos básicos e fundamentais e deixe o conteúdo “extra” ser por demanda.

Comece pelo Topo - Já sabendo que a página carregará rapidamente, agora temos que decidir o que irá carregar primeiro. A resposta é o básico, trabalhe sempre de cima para baixo. Carregar os itens acima na área visível mostra nossa preocupação com o tempo gasto pelo cliente.

Clara e Limpeza acima de Tudo - Assim como no mundo real, uma loja bagunçada nós fará perder clientes. É importante em toda página de destino, apresentar: títulos, caminhos percorridos, atalhos rápidos. Devemos evitar sobrepor diversas informações concomitantes para tentar alavancar novas vendas, isso só acarretará em focos de desvio de atenção.

Banda só Tocará com Todos os Instrumentos – Não adianta só ter uma loja carregando rápido é importante ter um plano de marketing, estar nas frentes mais comuns (email marketing, SEO e SEM) e nas frentes mais populares (redes sociais).

Espere, Espere, Volte Aqui – A cada segundo milhões de potenciais clientes abandandonam seus carrinhos a própria sorte. Não chore sobre esses carrinhos derramados (me perdoem o trocadinho, não resisti!), se utilize deles para entender melhor as falhas no processo e por conseqüência diminuir esses abandonos. Existe muitas formas reverter essas “quase-vendas”, veja mais em outra matéria.

Seja Pessoal – Como o garçom que conhece a mesa favorita de cada cliente, é importante ofertarmos diferenciais personalizados que façam os clientes se sentirem especiais. Você pode se utilizar das informações preferências para exibir ofertas pessoais e intransferíveis.

Feriado Feliz – Umas grandes parcelas das vendas anuais são originarias das datas comemorativas, por isso tenha certeza que sua loja virtual esteja preparada para agüentar todas as possíveis demandas nestas épocas. E não estamos falando somente de infra-estrutura de tecnologia, também não se esqueça do estoque e principalmente do canal de atendimento ao cliente.

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Marcelo Goberto de Azevedo Marcelo Goberto Azevedo
Consultor E-commerce na DragonSoft Tecnologia, Analista, Empreendedor, Professor, Pai, Marido, Sonhador, Idealizador.

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