www.dragonsoft.com.br

Mundo Ecommerce

Mundo Ecommerce
08 nov 2010

Página 404 e Nenhum Resultado Encontrado

A grande maioria dos consumidores que chegam as lojas virtuais através da porta de entrada, ou seja, a página inicial, já tem uma idéia do produto alvo do seu desejo, por isso a ferramenta de busca é tão importante para as suas vendas. E também existe o caso de propagandas automáticas que são geradas por vários canais, como postagem em redes sociais com informações sobre alguma promoção criada, um produto com preço especial, ou simplesmente um produto que chamou a atenção de algum consumidor a ponto dele divulgá-lo em sua rede.

Mas o que realmente acontece quando um link destes que foi publicado simplesmente não está mais no ar ou não existe, por inúmeras razões: falta de estoque, o produto deixa de existir, entre outras várias possibilidades. Em 99% dos casos o consumidor é direcionado para uma página dizendo que o produto ou página não existe, é simplesmente uma mensagem ou ainda um imagem. E ainda há o caso da busca que são realizadas, e que não contém resultados de buscas, o usuário é redirecionando para a tela com a singela mensagem: “Nenhum item encontrado para o termo solicitado”, entre outras singelas variantes.

Sabendo que essas duas ações foram provocadas pelo usuário, o lojista esta perdendo um momento em que o consumidor está ávido pelo produto e informações, pense como seria mais interessante em vez de mostrar somente a mensagem, apresentar uma lista de três produtos com possíveis características relevantes do produto não encontrado, ou ainda no caso do termo, uma relevância mesmo que não exata para utilizar melhor esse espaço disponível.

No caso de página de um produto não encontrado, apresentar três variações baseadas nas características do produto que deixou de existir mais próximas, ou na impossibilidade de levantar essas informações, simplesmente exibir suas três melhores ofertas, ou ainda ofertas únicas de consumidores perdidos, algo como uma caça ao tesouro, mas isso é algo para outro artigo.

Devemos nos preocupar em auxiliar sempre o máximo os nossos consumidores, como com caixa de buscas com complemento de termo, mas devemos também ir além das expectativas utilizando espaço que muitas vezes são desperdiçados por puramente não ter havido uma preocupação. Esse espaço já existe, está lá, é utilizado pelo usuário, porém você acaba perdendo uma chance de uma nova venda por não trabalhar esse espaço de forma diferenciada e criativa. Faça agora mesmo uma consulta em sua consultoria para aplicar esses simples métodos diferenciais e alavanque suas vendas.

Meu Ecommerce

Quem sou

Marcelo Goberto de Azevedo Marcelo Goberto Azevedo
Consultor E-commerce na DragonSoft Tecnologia, Analista, Empreendedor, Professor, Pai, Marido, Sonhador, Idealizador.

Busca

enviar

Patrocinador

Curiosidades < Variedades

Consultoria Gratuita em E-Commerce
Consultoria Gratuita em E-Commerce ...em todas as primeiras terças-feiras de cada mês eles estarão à disposição dos empreendedores para sanar todas as dúvidas e levar todo o entendimento sobre como planejar uma loja virtual...

...contine lendo

Livro Mundo Ecommerce

Livro Mundo E-commerce - Enxergando o mundo eletrônico dos negócios de forma inovadora

Próximo Assunto

© Mundo Ecommerce 2012. Todos os direitos reservados. Fale Conosco l RSS

Todos as marcas registradas e links externos são de responsabilidade dos seus respectivos proprietários Logotipo Mundo Ecommerce