www.dragonsoft.com.br

Mundo Ecommerce

Mundo Ecommerce
28 set 2011

Táticas para Desencalhar Produtos de Baixa Rotatividade

Indicadores de estoque e últimas movimentações são ferramentas para o lojista para aumentar conversões de vendas.

Táticas para Desencalhar Produtos de Baixa Rotatividade

As lojas virtuais podem trabalhar no conceito de “Cauda Longa”, ou resumidamente, quanto mais produtos, maiores serão as chances de conversões, porque atingimos um número maior de interessados nos mais variados produtos oferecidos. Porém, quando a maioria dos estoques são físicos e funcionais, o conceito poderá acabar criando um problema de armazenamento, controle e principalmente custo operacional.

Numa loja virtual como numa loja física, o ideal é que exista rotatividade de produto para que seja gerado um capital de giro constante que permita aquisição de novos produtos e principalmente reposição ou aumento de estoque chaves, os famosos produtos sazonais, que sempre são as grandes vedetes do comércio em geral.

O primeiro passo é ter em mãos um relatório que forneça os produtos com maiores estoques e com datas mais antigas de movimentação. Com essas informações será possível, primeiramente localizar fisicamente e avaliar sua condição física, por que muitas vezes só tempo é responsável por danificar e inviabilizar a comercialização do produto.

Com a relação dos produtos em condição de venda, poderemos avaliar seu preço no sistema, e realizar um comparativo com outros concorrentes, para verificar possíveis depreciações, mesmo que tenhamos pagado um valor mais alto no produto na época da compra. Por alguma razão tendo seu valor de venda rebaixado, se desejamos realizar a desova do produto no mercado, precisamos no mínimo igualar o preço final.

Outra tática é utilizar esses produtos como produtos promocionais para compras de valor determinado. Também é bem viável criar vendas casadas com o valor de preço de custo do produto encalhado, porque além de retirar esse produto do estoque você estará criando condições mais favoráveis para aumento das conversões e recuperando o valor investido e sendo possível um reinvestimento.

E claro, o mais importante, como num mercado que muitas vezes vemos em gôndolas especiais os produtos com preços extremamente vantajosos, é porque na maioria das vezes estão para vencer. Logo não devemos esquecer-nos de verificar esse fator caso os produtos tenham essa característica, mesmo que seja de longo prazo. Porque esse vencimento chegará e estando vencido o produto está inutilizado para o propósito maior do comercio, que é vender.

Meu Ecommerce

Quem sou

Marcelo Goberto de Azevedo Marcelo Goberto Azevedo
Consultor E-commerce na DragonSoft Tecnologia, Analista, Empreendedor, Professor, Pai, Marido, Sonhador, Idealizador.

Busca

enviar

Patrocinador

Curiosidades < Variedades

Extra! Extra! Google Shopping
Extra! Extra! Google Shopping O Google lançou hoje no Brasil uma loja virtural (Google Shopping) que permitirá internautas e varejistas de todo o país a utilizar o serviço para buscar e comparar produtos do comércio eletrônico brasileiro. O serviço já possui mais de 200 mil empresas...

...contine lendo

Livro Mundo Ecommerce

Livro Mundo E-commerce - Enxergando o mundo eletrônico dos negócios de forma inovadora

Próximo Assunto

© Mundo Ecommerce 2012. Todos os direitos reservados. Fale Conosco l RSS

Todos as marcas registradas e links externos são de responsabilidade dos seus respectivos proprietários Logotipo Mundo Ecommerce